Se você está abrindo ou expandindo seu negócio, sabe que uma das etapas cruciais é a escolha da localização da empresa, certo? Isso porque ela pode definir o sucesso ou o fracasso do empreendimento.
Segundo um levantamento do Sebrae, 37% das empresas fecham por não planejarem e não escolherem um local estratégico para suas sedes. Por isso, essa é uma decisão que merece atenção, planejamento e muita análise. Mas, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar e te guiar nesse processo. Vamos lá?
5 dicas para encontrar a localização perfeita para a sua loja
1. Conheça o seu público
Pode até parecer óbvio, mas conhecer o seu público-alvo é o primeiro passo para escolher a localização ideal. Por isso, é interessante se fazer algumas perguntas:
- Quais regiões seus clientes ideais moram, trabalham ou frequentam? Elas têm algo em comum?
- O que é importante para seus consumidores na hora de comprar produtos ou escolher serviços como os seus?
- Como é o comportamento dessas pessoas?
- Seus clientes compram por impulso ou tende a ser uma compra planejada?
Tudo isso pode influenciar na escolha da localização da sua loja. Além disso, o layout, a fachada e a vitrine do negócio também serão afetados por essas características.
2. Analise a vizinhança
Não dá para abrir um negócio sem analisar sua concorrência, não é mesmo? E isso também vale na hora de escolher o seu ponto comercial.
Além dos concorrentes, é possível entender negócios que beneficiam seu comércio. Cafés, por exemplo, se beneficiam da abundância de restaurantes em algumas ruas. Padarias, por outro lado, precisam de uma vizinhança residencial densa, com muitos prédios.
Essa checagem pode te ajudar a entender melhor a vibe da região, dos negócios e das pessoas por ali.
3. Considere a infraestrutura da região e do imóvel
Verificar a infraestrutura da região pode ajudar no desempenho da sua loja e te poupar de eventuais dores de cabeça.
Há vagas de estacionamento por perto? Como é a iluminação pública daquela rua? Como é a fachada e o acesso à loja? Qual é o estado das calçadas? Quais provedores de internet atuam naquela região?
Além disso, questões mais específicas do imóvel também devem ser avaliadas, como: a rede elétrica do prédio ou sala comercial é adequada para a sua demanda? Está tudo em ordem com as instalações hidráulicas do imóvel? Você tem acesso à planta do local?
Procure analisar o máximo de detalhes estruturais que podem afetar a operação da sua loja, bem como o investimento inicial no negócio. Todos esses detalhes podem influenciar, positiva ou negativamente, a localização da empresa, seja no acesso dos clientes ao seu estabelecimento ou na rentabilidade do empreendimento.
4. Dê uma conferida no Zoneamento
O Plano Diretor de uma cidade é o documento que define o planejamento e a gestão do município. Nele, temos a especificação das atividades permitidas em cada um dos bairros e ruas da cidade, em uma divisão conhecida como zoneamento urbano.
No Plano Diretor da Cidade de São Paulo, por exemplo, existem diferentes zonas de ocupação, como:
- ZER – Zona Exclusivamente Residencial: não é permitido instalar nenhum tipo de comércio ou empresa;
- ZM – Zonas Mistas: destinadas para usos residenciais e não residenciais, inclusive no mesmo lote ou edificação;
- ZEU – Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana: destinadas a usos residenciais e não residenciais com densidades demográfica e construtiva altas.
Essas são apenas algumas das zonas de ocupação presentes na capital paulista. Cada uma delas tem regras específicas quanto à instalação de comércios e à localização de lojas.
Portanto, para evitar qualquer problema, confira se a região que você está interessado permite um empreendimento como o seu. No caso de São Paulo, essa consulta é feita junto à prefeitura da cidade, pelo Mapa do Perímetro das Zonas ou pela plataforma GeoSampa.
5. Conte com ajuda especializada
Por fim, nossa última dica é não enfrentar esse desafio sozinho. Você deve ter notado que existem muitos detalhes a serem avaliados, certo? Então, ter o parceiro certo do seu lado pode facilitar (e muito!) a sua vida.
Aqui na SuaQuadra, nosso objetivo é exatamente este: descomplicar todo o processo para você, desde a busca do imóvel até a assinatura do contrato!
Temos dezenas de imóveis disponíveis em nossa plataforma esperando para dar vida ao seu negócio. Além das fotos e informações básicas sobre o ponto comercial, fornecemos um panorama completo sobre a localização da loja, onde constam:
- Tipo de vizinhança do imóvel (residencial, comercial, corporativa, etc.);
- Estabelecimentos vizinhos em até 250 m;
- Fluxo de pedestres e de veículos em frente ao imóvel;
- Densidade populacional (n.º de habitantes no raio de 1 km);
- Zoneamento da região.
Nosso objetivo é trazer mais vida para a cidade e te ajudar a abrir o negócio dos seus sonhos. Para isso, batemos perna com você e te acompanhamos do início ao fim da locação.